Sandra Boveto


Nasci em Cambira, no interior do Paraná. Ainda criança, mudei-me para Maringá, onde resido atualmente. Tenho graduação em Letras e em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, porém nunca atuei como professora ou advogada. Motivada por um tempestuoso mar de dificuldades, apoiei-me na única tábua de salvação confiável e ao meu alcance – o estudo –, e a maré logo me conduziu ao serviço público federal, ocupando atualmente o cargo de Auditora Fiscal da Receita Federal.   

Quero ser poeta. Há quem diga que sou, mas acredito que ainda sou aprendiz.

A literatura (no papel de leitora), assim como outras paixões – filosofia, neurociência,  astronomia,  dança, entre outros  –  sempre me provocam fascínio e me convidam, a cada distração da minha rotina, a uma maior aproximação, ainda que superficial (algo frustrante). Afastei-me de um mergulho nessas áreas devido a necessidades e compromissos de uma vida da qual Sísifo ficaria orgulhoso. Numa das idas montanha acima, no entanto, meu filho colocou-se em frente à pedra e perguntou-me: “Mãe, se você pudesse ter outra profissão, o que você gostaria de ser?”. “Escritora, filho” – a resposta saiu rápida, inesperada, do coração direto para a minha boca. “Então escreve um livro pra mim”, ele pediu.  

Estimulada pela maior e melhor realização da minha vida, escrevi “O Mundo Exclamante” (2015), um livro infantojuvenil inspirado e dedicado ao meu filho. A partir das buscas sobre como publicar meu livro, deparei-me com possibilidades outras, além do meu diário, para registrar o que me passa pela cabeça e desenvolver a coragem de publicar em redes sociais e em  algumas antologias.  

No início, produzi contos e outros escritos que até hoje não sei classificar. Há pouco mais de 4 anos, comecei a escrever poemas. Conheci o Poetrix em 2018, ao me deparar com o edital do VIII Concurso Internacional Poetrix do MIP. Primeiro li a bula, depois experimentei a pílula. Sonho da vida, pura magia poder dizer muito falando pouco, e ainda ter uma bula de guia. E essa magia não apenas me encantou como me concedeu o 1º lugar no referido concurso e a participação na Antologia MIP daquele ano. 

No momento, aguardo a publicação do meu primeiro livro de poemas,  “Entre os lábios do avesso”, no qual incluem-se também diversos Poetrix. 

Mais informações sobre meus trabalhos e publicações estão reunidas no site: sandraboveto.blog


Comentários

Postagens mais visitadas